Cooperativas de trabalhadores rurais: o esforço de cada um para o progresso de todos!
O esforço de cada um resulta no progresso de todos! Esta é a proposta ou fim e objetivo de uma cooperativa de trabalhadores. “Sem dúvida, neste mundo, cada dia mais tecnificado e globalizado, está cada vez mais difícil para aqueles que se preparam adequadamente encontrar uma colocação no mercado de trabalho”, afirma Dr. Antônio Carlos dos Santos, Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras e graduação em direito pela UNILAVRAS. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.
Entende-se que, somente através de uma associação de esforços, por exemplo, via uma cooperativa de trabalho, essa maioria despreparada pode se manter trabalhando e sustentando a dignidade de serem cidadãos. Também, para aqueles que se encontram bem preparados, mas em função da baixa oferta de vagas e novos postos, encontram dificuldades no mercado de trabalho, essas mesmas cooperativas são uma boa solução.
Entretanto, é no campo, na Zona Rural, que o problema do emprego traz a marca da complexidade das relações de trabalho, em que se misturam relações de parceria, arrendamento, assalariamento e o uso do trabalho volante dos trabalhadores vivendo nas periferias das cidades, os boia-frias. Essa situação conduz a um quadro de desagregação de famílias, diminuição de oportunidades de trabalho, problemas de baixo nível de renda, agregado às dificuldades de gestão social dessa problemática.
A criação de uma cooperativa de trabalhadores rurais pode ser uma alternativa nesse quadro. Pode-se, assim, melhorar, cada vez mais, as condições dos contratos e a formalização de relações trabalhistas. Ela permite que os trabalhadores passem a ser patrões de si próprios. Conheça os Cursos Online UOV, da área Administração Rural.