As academias e salas de musculação estão cada vez mais cheias de pessoas que estão buscando um corpo perfeito e saudável. A prática de exercícios físicos e musculares pode ser extremamente vantajosa pra quem pratica, mas também pode gerar lesões sérias e dolorosas. Uma forma de prevenir essas lesões é alongando-se antes de qualquer exercício físico. O alongamento serve para ampliar a mobilidade das articulações, aumentar a flexibilidade dos músculos e trazer mais qualidade de vida a quem o pratica.
“Os alongamentos podem e devem ser feitos várias vezes ao dia para prevenir problemas de saúde e são obrigatórios antes e depois da prática de atividades físicas. Os exercícios aeróbicos se referem ao uso de oxigênio durante a produção de energia para os músculos. Essa atividade proporciona inúmeros benefícios para o praticante, como o aumento do metabolismo, aumento das enzimas que oxidam a gordura, além de manter a musculatura ativa, melhorar a circulação e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. É indicada para todos os públicos e, principalmente, para aqueles que desejam perder peso.”, assegura João Carlos Bouzas Marins, autor do Curso Online de Saúde em Movimento – Alongamento e Condicionamento Cardiorrespiratório, da Universidade Online de Viçosa.
Os alongamentos diários, além da prevenção de lesões, auxiliam na postura, melhoram o nosso condicionamento físico e influenciam positivamente no humor, no sono e no apetite. A melhor parte é que você não precisa de uma academia para se alongar. Então, saia da cama e aproveite hoje mesmo as nossas dicas de alongamentos:
Obs.: Para todos os alongamentos, recomenda-se manter a posição entre 15 a 30 segundos, repetindo-os de 2 a 4 vezes cada.
- Alongamento para a parte posterior do corpo
De pé, tente chegar o mais perto possível dos pés com as mãos sem flexionar o joelho. Se você conseguir tocar os pés, melhor. Mas, se não conseguir, não há problema, pois um alongamento diário te flexibilizará os músculos até você conseguir.
- Alongamento para a parte anterior da perna
Sente-se com as pernas bem esticadas e repita a ação de tentar tocar os pés com as mãos.
- Alongamento para as coxas
Deite e, de lado, puxe o pé em direção aos glúteos. Se estiver muito fácil, puxe mais a perna, mantendo o pé no glúteo e o corpo na posição inicial. Repita o alongamento com a outra perna, repetindo a frequência para cada membro.
- Alongamento para lateral das coxas e glúteos
Deitado, cruze uma perna por cima da outra, de forma a fazer um “4”. Depois, puxe a perna que está esticada em direção ao seu trono e empurre o joelho da que está cruzada.
- Alongamento para as costas
De joelhos, ponha as palmas da mão no chão, formando um semicírculo com o seu tronco e force as costas para cima.
- Alongamento para parte interna das coxas
Sente-se e uma as solas dos pés. Tente trazer o calcanhar pra mais perto do corpo possível, empurrando os joelhos para baixo com os cotovelos.
- Alongamento para a lombar
Deite com as costas no chão, estique os braços para as laterais e flexione uma das pernas em direção ao tronco e gire a perna para o lado oposto dela, “torcendo” um pouco o tronco. Não se esqueça de alongar a outra perna também.
- Alongamento para a lateral do tronco
De pé, tente chegar o mais próximo do pé com a mão pela lateral do seu corpo, mantendo o outro braço aberto, repetindo o processo com a outra lateral.
Conheça nossos Cursos Online na Área de Esportes – Saúde em Movimento:Alongamento e Condicionamento Cardiorrespiratório
Enrijecimento
Caminhada Orientada